quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Expo & Flor - de Vila Velha ao Alagados


Por Antônio César Bochenek
                A primavera se aproxima e com ela as flores, folhas e frutos. É um momento extraordinário da vida e da natureza, que sempre, a cada ano, nos brinda com suas belezas. O homem, grande artífice das belezas urbanas, a cada primavera se depara com a exuberância das cores e formas das belezas naturais.
                O encanto pelas flores e plantas representa a aproximação dos homens e mulheres com a natureza. O perfume das flores irradia sensações variadas e indescritíveis. O colorido das flores impressiona e destaca uma beleza rara, única.
                Agora, imagine um lugar que congregue perfume, colorido, diversidade, beleza das flores e plantas. A cidade de Ponta Grossa do decorrer da semana conta com um espaço de apreciação e degustação visual e olfativa na Expo & Flor, organizada pelo Rotary Alagados.
                A Exposição de Flores e Plantas é mais que uma feira ou uma venda de produtos. É, sobretudo, a solidificação de um grupo de amigos que a tempo convergiam suas ações em benefício da comunidade e do próximo. É agregação de experiências que liberam endorfina para a vida exuberante. A solidificação da vida contemporânea, não estanque com um sólido, mas líquida, ao ponto que permeia o ingresso de novos atores, interage no tecido social, expande as possibilidades e desafia os limites.
                Há anos atrás, um grupo de jovens lançou sementes para concretizar um projeto ao  plantar 1062 mudas de arvores frutíferas nas comunidades mais carentes de Ponta Grossa. O projeto de Rotaract foi premiado como o melhor projeto de Rotaract para América Latina no ano de 1998. O Rotaract Vila Velha de ontem, se transformou no Rotary Alagados de hoje.
                Como todo organismo vivo, a transformação é constante. Um clube de pessoas também se transforma no decorrer do tempo e do espaço. Alguns companheiros trilham destinos mais variados pelo mundo, e outros companheiros aportam aqui de todo canto. Vila Velha para Alagados, de jovens audaciosos a adultos responsáveis que acumularam as mais diversas experiências de vida, mas com o ideal vibrante de construir uma comunidade, uma vida, um mundo melhor.
                A Expo & Flor talvez simbolize e sintetize aquilo que acabo de escrever. A convergência de esforços dos companheiros do Rotary Alagados e todos seus parceiros, transcende um grupo de pessoas e contagia a comunidade, especialmente as instituições assistenciais da região, bem como as crianças das escolas. Neste ano foram apresentados pelas entidades assistenciais 45 projetos e vários serão contemplados com os recursos auferidos na exposição. Em parceira com a empresa Tetra Pack, centenas de crianças que visitaram a exposição, para além de conhecerem e desfrutarem das belezas e perfumes das plantas, também puderam participar de um projeto de conscientização ambiental. Ainda, a integração dos funcionários, voluntários e membros das instituições que serão beneficiados com a comunidade é de suma valia para o aprimoramento dos serviços prestados e aproximação de pessoas com mesmos ideais, com a possibilidade de oferecer condições melhores àqueles menos favorecidos. Ainda, a Exposição recebeu a visita de universitários que tiveram a oportunidade de fazer pesquisa de campo e outros que estudantes que puderam praticar a teoria.
                Apesar de não ser o enfoque da exposição, comercialmente, como a economia de mercado costuma abordar a questão, a Expo & Flor também é um sucesso. Mais de 50 parceiros aportaram patrocínios para que a montagem da feira. No primeiro final de semana aproximadamente 15 mil pessoas visitaram os estandes da praça de alimentação, feira de oportunidades, jardinagem, flores e plantas. Mais de 100 pessoas desenvolveram atividades diariamente. Sem contar que também é um atrativo turístico, mais uma atividade, para as pessoas da cidade e da região dos Campos Gerais.
                Por fim, penso que o mais relevante é o fortalecimento dos laços de amizade entre seres humanos bem intencionados em dar de si antes de pensar em si, com objetivos que transcendem a esfera individual para a coletiva. Ainda, se por apenas um momento, fosse possível tornar invisível todos os atores que contribuíram para a realização da Expo & Flor, restariam as flores e as plantas que encantam, perfumam e proporcionam, sobretudo, maior qualidade de vida.

Nenhum comentário: